O que acontece no quinto mês de gestação?

No quinto mês de gestação o bebê desenvolve o tecido gorduroso debaixo da pele que ajuda a controlar a temperatura do corpo, a genitália se desenvolve e já se pode ver na ultrassonografia o sexo do bebê com clareza. Os sistemas circulatório, digestivo e urinário começam a funcionar corretamente.

O bebê chupa os dedos, boceja e brinca com o cordão umbilical no quinto mês de gestação ele acorda e dorme em pequenos intervalos. Nesse mês o bebê cresce bastante e no fim desse período ele mede mais ou menos 16 cm, e pesa 290g.

O que acontece no quinto mês de gestação?

A mãe no quinto mês de gestação já sente os movimentos do bebê e nesse período ela já engordou uns cinco quilos, sua barriga já está bem redondinha e os seios lá produzem colostro. A mamãe pode ter sangramentos no nariz ou gengiva por causa do aumento da pressão arterial, também aparecem manchas no rosto, gases intestinais, azia, fraquezas e estrias. Poderá sua com mais frequência, a sensação de fraqueza e sonolência continuam, assim também as dores nas costas.

É importante a prática de exercícios físicos, eles ajudam bastante a mãe nesse quinto mês de gestação, a caminhada, natação, alongamento são os exercícios mais recomendados, pois melhora a respiração e a circulação sanguínea reduzindo o inchaço, aumentando a resistência. Mas, não esquecendo do acompanhamento de um médico, para que esses não prejudique a saúde do bebê e a sua própria.

A alimentação nesse quinto mês de gestação deve continuar sendo balanceada com os nutrientes necessários como: feijão, vegetais verde-escuro, carnes, vitamina C, ferro, cálcio (necessário para a formação dos ossos e dentes do bebê) frutas cítricas, tomate, pimentão, couve-flor, brócolis.

As gestantes no quinto mês de gestação precisam fazer higiene bucal diariamente, usando o fio dental e escovando os dentes após as refeições. Evite doces e balas, consulte seu dentista, talvez precise fazer uma limpeza mais detalhada, mas não faça uso de radiografias e anestesias.

Algumas medidas importantes são necessárias para o conforto da gestante:
- Use calçados baixos e confortáveis;
- Use cremes hidratantes para evitar ou minimizar aparecimento das estrias;
- Use protetor solar, ele evita o agravamento das manchas que aparecem na pele, principalmente no rosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>